Como assim eu ainda não tinha feito esse post? Quem me conhece sabe o quanto eu amo escrever sobre viagens e desde que fui para a Toscana em março esse era o post que mais queria ter feito e sabe-se lá porque eu acabei esquecendo completamente dele. Hoje, revendo algumas fotos minhas é que me dei conta disso e nem pensei duas vezes: tô aqui com o maior carinho e toda minha atenção tentando lembrar de tudo para poder contar para vocês!
Bom, a Toscana já é de se esperar que seja incrível! Sabe aquelas imagens lindas que todo mundo um dia já viu com fileiras de ciprestes no alto da montanha e no final uma casinha no cume do morro?Pois é, ela existe e toda hora você dá de cara com esse cenário quando está rodando por lá! Tem ainda as cidades medievais que ficam bem  no alto de uma montanha e de repente você faz uma curva na estrada e ela pula na sua frente, com todo seu esplendor e sua história. Bom, as sensações que uma viagem provoca em uma pessoa é bem singular e individual, depende de cada um, de sua bagagem (cultural e emocional), do que cada um gosta e se emociona, e para mim, de forma muito particular, a Toscana me pegou de jeito! Tanto que essa não foi minha primeira vez por lá, eu amei tanto que quis voltar. E se Deus quiser (e Ele vai querer) ainda volto outras vezes!
Acho indescritível o amanhecer e os fins de tarde por lá! Mais uma vez acho que isso é bem subjetivo, algumas pessoas vão à Toscana e podem ter achado lindo e ok, mas para mim, aquilo é uma catarse, um show, algo que fica na minha memória para sempre. Tô aqui escrevendo e me deliciando com todas as sensações que tive por lá e reviver as viagens é mais uma forma de viajar não é? – Vamos ao que interessa (porque eu tô muito sensível hoje e adorando escrever sobre sentimentos, ao invés de coisa!). A Toscana linda e sonhada por todos tem um lugar exato para ser achada e é no Val d’Orcia! Sim, se você quer dar de cara com todos os retratos da Toscana que um dia você viu e sonhou conhecer, pegue seu carro e rume para essa região. Lá a Toscana é mais Toscana.
Lembram que eu contei aqui que fiquei hospedada no Castiglione Del Bosco, então, ele fica nesse miolinho e todos os dias (dessa vez fiquei 3 noites) nós pegávamos o carro e íamos visitar as cidadezinhas próximas, que compõem o Val d’Orcia e são as mais lindas da vida. Vou nesse post citar alguma cidades que visitei. Todas são próxima. O ideal é cada dia fazer umas duas ou três. Elas são super pequenas, o gostoso é andar nas ruazinhas milenares, tomar um sorvete, parar para almoçar, beber muito vinho, entrar nas lojinhas…. enfim, não gosto de programação e horários para viajar, ainda mais sendo na Toscana, o gostoso é ir e se deixar levar…..

Mas vamos lá! Essas são as cidades que (eu acho) que não podem deixar de serem vistas:
Pienza: um caso de amor!Porque ela é linda, é produtora do queijo pecorino (e você deve comer as várias modalidades dele por lá, é feito do leite da ovelha), porque foi dela que saiu o Papa Pio II e é patrimônio cultural da Unesco. Para mim,  must go total. Os empórios que tem na via principal são imperdíveis para comprar azeites, massa……

Montalcino: ser produtora do Brunello di Montalcino (um dos melhores tintos do mundo) já é uma super razão para ir à essa mini cidade, mas Montalcino é mais do que isso: é charmosa, é minúscula, tem restaurantes deliciosos e sim, você vai tomar muito vinho e comprar vários Brunellos para trazer para casa. É imperdível. Já fui lá no almoço e é super agradável almoçar com as belas vistas que temos lá de cima e já fui também para o jantar, quando a cidade já está dormindo e a gente ouve o silêncio. É impressionante.

Montepulciano: Mais uma cidade no alto de uma montanha e inteira de vielas estreitas e íngremes para subir. Eu amo!Para compensar o cansaço dessas caminhadas puxadas tomei vários sorvetes por Montepulciano (são uma delícia, como qualquer gelato na Itália é). Os vinhos Nobile di Montepulciano também são uma delícia, beba por lá e traga alguns para o Brasil. Não deixe de ver as lojinhas estilo papelaria que são a coisa mais linda da vida!Comprei vários álbuns, cartões…tudo feito à mão, um charme!

San Quirico d’Orcia: cidade minúscula e próxima a Pienza. O caminho para chegar até ela é de chorar de tão lindo. Vale à pena.

Bagno Vignoni:Fica super próxima de San Quirico e é muito famosa por sua fonte de água termal natural de origem vulcânica. É uma cidade pitoresca, que fica bem no alto e tem uma vista linda da região. É super rápida a visita por lá, mas gostei de ter ido e indico!Tem muitos achados arqueológicos dos tempos do etruscos e romanos.

Montichiello: Vila medieval, super pequenininha, pouquíssimos habitantes (de novo aqui dava para se escutar o silêncio!E olha que era pela manhã quando estive lá!). Próxima à Pienza. Vale parar o carro fora das muralhas da cidade (a maioria na Toscana funciona assim) e se perder por esse lugar. A sensação de que o tempo parou por lá é indescritível. Fico pensando também em tudo que já aconteceu nessas cidades, tanta história, tantas vidas…..

                                                         {o anoitecer na Toscana}


{ essas estradinhas lindas….}

Em todas as cidades visitadas: Duomo, praça principal, as ruazinhas…..tudo vale à pena ser visto e vivido. A arquitetura dessas vilas são antiquíssimas, as ruas são vazias, as pessoas tem uma qualidade de vida que com certeza vão fazer elas viverem 100 anos: comem  bem, vivem bem, não tem stress, não tem trânsito, não tem gritaria!

 Os queijos de Pienza! Quem aí também ama o pecorino? Então quando for lá não pode deixar de experimentar vários tipos!


{Cenas na Toscana}


Álbum que comprei em Montepulciano, as lojinhas de papelaria de lá são alucinantes!

Sempre com um sorvete na mão, que é para não perder o costume!

As ruazinhas são sempre assim: calmas, vazias, com lojinhas para entrar, empórios….

No próximo post vou falar dos restaurantes que fui e amei!
Espero que gostem do post, fiz com todo carinho!

Beijos,

13 comentários no post “Dicas da Toscana {meu roteiro}

  1. Anônimo escreveu:

    Olá Silvia,

    Amo seu blog! Sinto falta de posts regulares, sempre quero mais!!
    Estava esperando esse roteiro ansiosamente, estou indo pra Itália dia 17/07 e gostaria muito de ver o post completo com os restaurantes antes.
    Parabéns pelo seu trabalho, vc tem muito bom gosto!!
    Aline

  2. Fernanda Amorim escreveu:

    Amei, amei, amei! Também espero suas dicas ansiosamente! Parabéns pelo blog!

  3. Anônimo escreveu:

    Oi Silvia! Adorei! Coloca pra gente o roteiro como vc fez da outra vez! Colocando quantos dias ficou em cada lugar! Qual aeroporto vc chegou? obrigada pelas dicas preciosas!

  4. Anônimo escreveu:

    Perfeitooo! Sonhando em conhecer esse lugar, viajei nesse post! Super detalhado! Quero ver os restaurantes tb! Bjos

  5. Meu sonho! Obrigada por compartilhar! Bjs

  6. Que delicia de lugar… Viajei nas fotos. Sempre fascinante, Silvia. Me encanta! Beijo

  7. Anônimo escreveu:

    Silviaaaaaaaaa, que delícia! Amei o post! Preciso das dicas dos restaurantes urgente.Kkkkkk
    Manda pra mim…please
    alinepdemelo@hotmail.com
    bjs e adoro seu estilo, sempre linda

  8. Oi Silvia
    Adoro o sseu blog!
    Estou indo para lá em agosto e quero muito as dicas dos restaurantes!!
    Aguardando ansiosamente!! 🙂

    bjs

  9. Stefania escreveu:

    MUITO OBRIGADA SILVIA!!!!! Passei a minha lua de mel na Italia pois meu marido ama a Italia e como eu ainda nao conhecia ele fez questao de me levar para conhecer. Mas te agradeço muito pois na epoca em q estavamos fazendo o roteiro vc deu a dica do Castiglion del Bosco e nos hospedamos neste hotel, maravilhoso! E realmente nao tem como descrever o q é a Toscana. Cada lugar é digno de uma foto espetacular, as cidades são um encanto! Amei o post e só fiquei com vontade de voltar!! Vou adorar o post dos restaurantes.. Bjinhus

  10. Silvia, conta mais!!!! Que tipo de carro precisa para percorrer as ruazinhas? 4×4? ou um Fiat 500??? kkkk Qual o aeroporto que vcs chegarao? Estou esperando as dicas com os restaurantes. Vou para a Toscana em Out/Nov!!!
    Beijos e Obrigada.

  11. Que fotos mais lindas, um belíssimo lugar e uma ótima opção para se passar lua de mel. rsrs Beijos

  12. Ateliê Priscila Antunes escreveu:

    Apaixonada pela forma que escreve no Blog, passa um sentimento tão gostoso! Realista…

    Parabéns, que Deus abençoe muito você e sua familia!!!!

  13. Adorei suas dias e estou indo novamente para a Toscana agora em maio. Como ficaremos 15 dias lá poderei ver tudo com mais calma e gostaria que você me dê as dicas dos restaurantes em que esteve.
    Obrigada

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *