Olá!!!Saudade de vocês meninas, voltei  pra gente conversar sobre  coisas gostosas que não pesam na balança! 
Esta semana almoçei com duas amigas em um italiano, o Quadrifoglio Caffe ( Leblon-Rio), aí lembrei que várias pacientes me dizem “Ah, Dra Isabela restaurante italiano não dá pra fazer dieta, né?” Eu acho que dá e achei que podia ser legal falar um pouquinho sobre isso com vocês…
Realmente …, quando a gente sai no fim de semana à noite, pra um jantar com vinho etc e tal nao é pra pensar em dieta mesmo, mas em plena quarta feira, no almoço vale tentar escolher  um prato  mais equilibrado, e vendo com carinho  o cardápio dá pra manter a combinação carboidrato+ proteína+ verduras de forma deliciosa!
Como tínhamos pouco tempo fomos de courvet mesmo e pulamos a entrada. 
Achei bem simpático, os talinhos de “cruditès” (vegetais crus em forma de palito) acho eles  sempre bem vindos pois praticamente nao tem calorias e você se distrai enquanto põe o papo em dia. 
O problema é que ao lado deles tinham umas foccacias  quentinhas com alecrim e uns crostinnis e ainda com um azeite maravilhoso, então… óbvio, não resisti!!! 
Gastei minha cota de carboidrato ali mesmo. Aí, entra o  recurso: prato principal sem  carboidrato com a dupla dinâmica: Proteína+ verduras!
Vejam as opções do cardápio:
Qual vcs escolheriam?
Pausa para explicação técnica: a primeira opção com queijo taleggio acho que tem muita gordura pra um almoço de quarta feira, a segunda idem afinal a pancetta ( embutido italiano) é meio que um primo rico do salaminho. Todas as outras opções seriam boas, com detalhe para a castanha do Pará que seria a mais calórica mas ainda assim ok, pois é gordura boa! 
Fui de peixe branco com molho de tomate cereja
Segunda etapa: acompanhamento. Polenta, batata, risotto, spaguetti, apesar de gostar dos quatro, estavam fora de jogo pois já tinha usado minha cota de carboidrato no courvet. 
Então fui de legumes grelhados ( confesso que fiquei com medo de vir com cara de hospital, mas tentei) Pra minha surpresa vieram deliciosos, super saborosos e com azeite na medida certa.
A Ju, como  ficou só nos crudités de entrada foi de ravioli de ricotta com molho de tomate e manjericão. Ou seja massa sem ser hipercalórica. 
Como era dia de semana, nada de doces aí adorei a idéia da Rafa de ver os chás que eles tinham, pra nossa surpresa uma caixinha deliciosa com vários sabores da Twinnings. Escolhemos um de jasmim maravilhoso e saimos de  lá com o papo em dia e sem nenhum peso na consciência!
Eu, Juliene Assed e Rafaela Bibas no Quadriflogio Caffe.
 
Beijos, beijos.
@isabelabussade
Médica Endocrinologista
Mestre em Endocrinologia-UFRJ
Professora Pós Graduação Endocrinologia e Clinica Médica PUC-RJ
Beijos,

11 comentários no post “Gerenciando escolhas no Italiano!

  1. Queria ter esta resistência…
    É assim que tem que ser…

  2. Hummmmm….. Q delicia!

  3. Bem dificil fazer boas escolhas, mas no final vale a pena ne!
    Luana

  4. Post ótimo!!! Faço assim tb!
    Bjo bjo

  5. Estou adorando os posts da Isabela. Ela explica tudo de uma maneira muito fácil de entender.

    Bjoo

    Marcieli

  6. Ola! adorei as dicas! so um comentario: Pancetta nao e um embutido italiano,tipo salame. pancetta nada mais e que o bacon! baci

  7. Eba Marciele! Que bom que esta gostando! Isso de explicar é mania de professora mesmo, mas se eu começar a explicar demais, quase ficando chata me avisa please!!! Bjao
    Isabela

  8. Ola Anonimo desculpa mas a pancetta não é só um bacon, vai a explicacao mais detalhada… "pancetta é um embutido feito originalmente na Itália com o toucinho do porco. É apenas curado em sal e especiarias e não defumado (diferente do bacon). Normalmente é comercializado enrolado em torno de si mesmo, formando um grosso salame.

    O tempero muda de região para região, mas alho, noz-moscada, pimenta e funcho são comuns em sua preparação. A barriga do porco, depois de curada no sal e nas especiarias, é seca por três meses para depois ser comercializada."
    De qq forma é tao calorico quanto! Bjs!!! Isabela

  9. gabriela rebelo escreveu:

    oi dra, tudo bem ?
    sua dica foi otima. ainda mais que se adequa a receita que a dra renata passou ! rsrsrs
    beijos

  10. Oi Gabriela que bom! Essa é a ideia, poder comer de forma saudavel e gostosa mesmo na rua. Bjao e obrigada pelo cometário.

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *